Astro Rei

 No ultimo post conhecemos um pouco da historia do surgimento da medição do tempo e de onde veio a necessidade do ser humano de contar a passagem do tempo, hoje vamos entender como surgiram os primeiros métodos utilizados para contabilizar a passagem do dia.

A cerca de 700 a.C no velho testamento temos o registro de um relógio de sol chamado "relógio de Acaz" citado em Isaias 38:8 e II Reis 20:9.  O escritor romano Marcus Cétius Faventinus, mais conhecido como Vitrúvio, registra em seu livro Ciências Influenciadoras da Aquitetura - geometria, medição, astronomia, o relógio de sol, uma serie de relógios de sol conhecidos na época.  

Acredita-se que antes da criação de um método de medir a passagem do tempo nossos antepassados observavam sua própria sombra notando a mesma mais alongada durante as primeiras horas do dias e após o pico do Sol a sombra ia se encurtando ate sumir completamente durante a passagem da noite.

O relógio de sol, considerado hoje em dia um dispositivo um tanto quanto obsoleto foi o primeiro
método utilizado para dividir o dia em partes menores, tendo seu primeiro registro arqueológico os obeliscos construídos aproximadamente 3.500 a.C, e os relógio de sombra ou mais comumente conhecido como relógio de Sol, utilizado pelos antigos astrônomos do Egito e Babilônia. 

Por volta de 1.700 a.C o primeiro modelo de um relógio de Sol usado pelos egípcios era composto de um pedaço de madeira comprido com duas pequenas hastes verticais e um horizontal formando uma baliza representando o ponteiro, conhecida também como gnômon, ou obelisco, fixadas a base da superfície contendo uma escala de tempo com divisões, assim a sombra projetada pelo sol marcava a passagem das horas diárias. Para que funcione adequadamente o relógio de sol deveria ser alinhado conforme o eixo de rotação da Terra produzindo a medição da passagem de tempo, sendo sempre apontado para a direção do norte verdadeiro, ou seja, o ângulo horizontal sendo igual a latitude geográfica da posição localizado o relógio de Sol.  

Os antigos babilônios foram os primeiros a definirem o conceito do "meio-dia", descobrindo que havia um momento em que o sol ficava em seu auge no céu, isso significa, sem projetar nenhum tipo de sombra para os lados. Os babilônios então começam a dividir os dias em horas, sendo a 6 primeiras horas a manhã e as 6 horas após o meio dia representando a tarde e as 12 horas restantes sendo a noite. O 12 foi escolhido por ser um numero submúltiplo de 60 que era a base do seu sistema matemático. 

“No complexo mundo digital de hoje, o relógio de sol se tornou um relógio esquecido. Embora não seja tão conveniente quanto um relógio de pulso, um relógio de sol liga o relógio às suas antigas origens celestes, e um relógio bem projetado pode contar com precisão o tempo de menos de um minuto”. (Mayall, 1994).

Comentários